terça-feira, 17 de junho de 2008

Um pouco de rádio...

Até o dia de hoje nosso espaço não debateu o assunto rádio. Portanto hoje vamos tratar alguns aspectos importantes para o estudo desta mídia.
Antes de se estudar um meio de comunicação é necessário refletir sobre quais as características culturais e sociais do público ouvinte e quais os hábitos, freqüência, horários e motivações que leva o ouvinte a sintonizar a emissora.
Para a reflexão ser válido é bom saber que hoje existem diferentes categorias de rádio e que cada categoria tem suas características culturais, sociais e econômicas próprias. Temos as rádios Educativas, Públicas, Livres, Piratas, Comunitárias, Restritas, Virtual ou Web Radio e Comercial.

Principalmente as rádios comerciais tem o interesse capitalista enraizado. Logo necessitam que seus programas tenham audiência e para conseguir esse efeito de popularidade ocorre a transmissão de chamadas, durante a programação , desse programa que esta tentando criar um vínculo com o público.
O programa antes de ir ao ar, deve ser roteirizado, ou seja, sofrer uma pré-produção. Em grandes veículos de comunicação antes da pré-produção ocorre um estudo de mídia, na qual é acertado qual o horário que o programa será transmitido levando em consideração o público alvo e consequentemente suas características socio-economicas.
Na pré-produção se realiza o levantamento de todos os elementos sonoros que serão usados na gravação. Esses são itens que a equipe deve avaliar se são essenciais ás seqüências do roteiro.
Na gravação, além das marcações no roteiro, são as inovações estabelecidas pela equipe no momento que está ensaiando a função principal.
Os efeitos sonoros são os pontos fortes nas adaptações radiofônicas. Os efeitos sonoros ambiental servem para marca a localidade do fato contado; Os de efeito expressivo dão realce a narrativa:

Loc (1) O Soldado atirou!
TEC.: Efeito Sonoro ( Tiros ) Cd n._____ F n._______ - 03 seg
Sobreposição Sonora com
TEC.: Efeito Sonoro ( Vozes ) Cd n._____ F n.______ - 02 seg
TEC.: CESSA Sobreposição Sonora.

Divide-se os ouvintes em 3 categorias: Ouvintes Constantes, esporádicos e os não sistemáticos.
A recepção também é dividida em 3 categorias: Audição Ambiental, Parcialmente intencional, intencional.

Na produção radiofônica é necessário tomar cuidado com : Inteligibilidade E Sinonímia ( redundância)
O Som radiofônico é composto por : palavra, musica de fundo, efeito sonoro e silencio.
As inserções sonoras : Caracteristicas musicais - Identificação sonora no ínicio e fim de determinado programa radiofonico.
Fundo Musical - musica intrumental com intensidade sonora inferior a da locução, a função desta inserção pode ser expressiva, ou então, reflexiva
Vinheta radiofônica - identifica o programa, a emissora ou o patrocinador.

O programa radiofônico tem que conter : Abertura --> Introdução --> Desenvolvimento --> Finalização --> Menção dos créditos --> Relação de identificação.

Exemplo de Caracteristica.

TEC.: CARACTERISTICA cd n.______ faixa n.________ 02 seg----Bg
Loc (1):
Loc (2):

TEC.: CESSA BG.