Quando algum diretor irá gravar qualquer tomada sempre é dito essas palavras : LUZ, CAMERA E AÇÃO! Nota-se a grande importancia da iluminação que é a primeira a aparecer nesta frase simples, porém repleta de significações.
Gravar uma imagem utilizando um camera filmadora, qualquer ser humano pensante conseque realizar, porém filmar uma sequencia, ou simplesmente uma cena com conteudo e estética visual é para poucos, e esses poucos são aqueles que obtem o conhecimento da arte de iluminação.
Falar em iluminação remete-se de primeiro pensamento ao cinema, que é uma midia que tem um cuidado estético mais detalhista, porém a televisão hoje em dia anda se preocupando com este ponto.
Hoje decidi debater um asssunto importante para os estudantes de audiovisual que vem a ser a ILUMINAÇÃO PARA O CROMAKEY.
1. LUZES PARA O OBEJTO PROJETANDO AS SOMBRAS PARA OS LADOS
2. LUZES PARA O FUNDO VERDE. ELIMINANDO AS SOMBRAS SOBRE ELE
3. DISTANCIA IDEAL DE 1,50 METROS ENTRE O OBJETO E O FUNDO
4. ENQUADRE O OBJETO E APLIQUE O EFEITO.
São 4 passos básicos para realizar uma iluminação ideal para se utilizar com o Chroma Key. Muito se discute qual é a melhor opção de cor para o tecido. Eu e alguns diretores optamos pela coloração Azul. Devido o azul ser a cor de menor componente presente na pele humana.
Porém ainda fica uma pergunta, como eu coloco uma pessoa dentro de um cenário, portanto vamos para a resposta:
PLANO DE FRENTE ( CAMERA 1 )
A pessoa bem afastada da parede de fundo ( 1,5 metros ) para evitar luz incidente nela. Nada de roupa que tenha a mesma cor do tecido do chromakey. Querendo dar um maior grau de realidade, colocar objetos de cena.
PLANO DE FUNDO ( CAMERA 2)
Forografia montado num suporte.
Portanto basta realizar a chave do comando cromakey no computador localizado na switch onde irá sobrepor o PLANO DE FRENTE, menos o que for azul no PLANO DE FUNDO.
Hoje fico por aqui, terça feira mais novidades. Antes de terminar deixar uma dica de emprego.
DIRETOR DE ARTE - CAMPINAS
Requisitos:
- Com experiência
- Cabeça aberta para sair do convencional
Enviar currículo para Sergio Maldonado (criacao@bretascomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário