sábado, 22 de março de 2008

Conceito de Audiência.

 

 

Pesquisa de audiência :

                        " levantamento de uma cena tridimensional sobre a quantidade de receptores ligados em determinado canal ou programa em determinado horário. A porcentagem de aparelhos ligados é obtida dividindo-se o número de telespectadores atualmente sintonizados em determinado canal pelo total de aparelhos estimado numa determinada região geográfica. Como não se pode consultar todos os telespectadores, faz-se a avaliação por amostragem, utilizando informações fornecidas por um grupo de pessoas."

                                                          Machado, Arlindo. A arte do vídeo.

 

                  Hoje vamos falar sobre os tipos de audiência, mas antes iremos definir o que vem a ser esta palavra:  Audiência é o conjunto das pessoas que, em dado momento, são receptores de uma mensagem transmitida por determinado meio de comunicação. Total de pessoas que assistem a um programa de tv ou a parte dele), que ouvem uma emissão de rádio, que lêem um jornal ou revista ou ainda que lêem um outdoor, etc.


                A audiência ainda pode ser subdividida em:

  • Audiência acumulada – Soma das pessoas atingidas por uma mensagem repetida várias vezes em um veículo, ou em uma série de edições de um programa de rádio, tv, ou de um jornal, revista etc. Ela pode ser dividida em Audiência Acumulada Bruta, que considera a superposição de pessoas (por exemplo: uma pessoa que assiste 3 vezes a um mesmo anúncio, ou seja, 3 inserções de anúncios de uma campanha, é computada com o valor de 3 pessoas) , ou Audiência Acumulada Líquida, que considera apenas o total de pessoas diferentes que foram atingidas pela campanha.
  • Audiência cativa – Audiência habitual de um determinado veículo de comunicação (emissora de rádio ou tv, de uma publicação periódica como jornal e revista, etc.).
  • Audiência duplicada – Conjunto de pessoas que recebem uma mensagem por meio de 2 ou mais veículos. Esse fenômeno é chamado Superposição ou duplicação.
  • Audiência líquida – Total de pessoas que recebem pelo menos uma vez uma mensagem transmitida por um ou por vários veículos. Também conhecida como Audiência Simples.
  • Audiência média – Número médio de pessoas que recebem uma mensagem transmitida em mais de um veículo, ou várias vezes em um mesmo veículo. (Resultado da soma das audiências registradas nas várias emissões, divididas pelo número de emissões dos veículos).
  • Audiência Primária – Parte da audiência que se liga diretamente à recepção da mensagem ou ao consumo do veículo de comunicação. Ou seja, audiência que faz parte do público-alvo da campanha. É também conhecida como audiência efetiva. As pessoas não –incluídas nesta categoria são classificadas como audiência secundária.

Nenhum comentário: