segunda-feira, 5 de maio de 2008

Evolução da linguagem do cinema. (Parte 1)

A forma de discursar de um estudante de audiovisual (comunicólogo, radialista, cineasta, ou outra nomeação) é um reflexo da sua maneira de pensar o produto audiovisual.
Na língua francesa existe o termo “decupagem técnica”. A decupagem é uma parte do processo de pré-produção na verdade é a parte final, do roteiro. Nela aparecem as indicações técnicas que o diretor acredita ser importante para que os outros funcionários (diretores de arte, iluminação, câmeras, entre tantos outros) compreendam a essência do produto.
Portanto decupagem é o ato de decupar, de modo preciso, uma ação (narrativa) em planos (e em seqüências).
Os profissionais de imagem e som dos Estados Unidos e da Itália não possuem um termo específico para tal processo. Na terra do “Tio Sam” usa-se shooting script e copione na Itália. Esses termos significam roteiro definitivo, ou seja, definem o ato de “escrever” e “definir” o roteiro.
Um filme é feito por sucessão de pedaços de tempo e de pedaços de espaço. Portanto a decupagem é a resultante, a convergência de um corte no espaço, executado no momento da filmagem, e de uma decupagem no tempo, entrevista em parte da filmagem, mas arrematada apenas na montagem.
Graças a esta dialética é possível definir a feitura própria de um filme. Na França a noção de sintética – obra prima de qualidade. Já os cineastas americanos – que levam em consideração a técnica – encaram o filme sob dois aspectos: set-up (enquadramento) e cutting (montagem).
Porém eles não percebem o que a França já percebeu. Que essas duas operações fazem parte de um único conceito – a decupagem.

“ Quando se chega a considerar o modo pelo qual as duas decupagens parciais (no espaço e no tempo) se reúnem na Decupagem única e final, há uma tendência a se fazer o inventário dos diferentes tipos de relação que podem existir entre dois enquadramentos (decupagem no espaço) e duas seqüências sucessivas (decupagem no tempo)”.
Burch, N. Práxis do Cinema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre genial!

Anônimo disse...

Um dos melhores sites sobre o assunto televisão. Só necessita atualizar com mais frequência.