A guerra Cibercomercial entre os Estados Unidos e a Europa , em 9 de abril de 2001, ganhou outros patamares com o acordo de livre comércio das Américas - ALCA. Este acordo representará um problema para os desejos expansionistas do mundo Europeu.
Esta preocupação se sustenta por estudiosos afirmarem que grandes companhias tecnológicas de comunicação - européias e americanas - enfretarão uma guerra de proporções épicas pelo controle dos canais de comunicação e dos recursos naturais e culturais. Calcula-se que ao todo 40 majors controlarão o conteúdo e os canais de comunicação.
Para os Paises Latino-americanos a ALCA significa uma perda da capacidade de supervisionar e controlar as comunicações, ou seja, serão novamente colônias.
J.Hills(1994:16) " Ali onde a empresa privada possui tanto a infra-estrutura doméstica quanto os acordos internacionais, os países em desenvolvimento voltam à sua anterior condição de colônia"
Hoje os Estados tem a propriedade do espaço da radiodifusão, no entanto surgem vozes no Congresso Americano que propõem a privatização do expectro de frequência.
Caso esta privatização ocorra, os países membros de zonas de livre comércio perderão o controle democrático sobre os cidadões e na vida privada deixarão o entretenimento sofrerem um processo perigoso de migração - Os espectadores e usuários ficariam nas mãos das empresas privadas transnacionais.
( Continua em outra postagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário