sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Iluminação em programa de entrevista

Iluminar é sem dúvida uma das grandes dificuldades no processo de gravação de um vídeo. Por isso estou sempre abordando esse assunto. Hoje vou dissertar sobre o esquema de iluminação padrão de um programa de entrevista e você, leitor, se possuir uma câmera e pontos de luzes poderá criar um simulacro do esquema aqui mostrado e gravar um produto do formato entrevista.

O esquema de iluminação deve mostrar:

1 A colocação dos instrumentos de iluminação em relação com o cenário, os objetos iluminados e as áreas,
2 A direção dos fachos principais
3 O tipo e tamanho dos instrumentos que se empregarão.

Para elaborar um esquema de iluminação eficiente, é necessário contar com um plano da área que mostre com precisão o cenário e a utilização, as posições principais do elenco e da câmera, assim como os ângulos das tomadas. Devido a maior parte desta informação geralmente não está disponível para os programas rotineiros, estes se iluminam sem um esquema de iluminação.Não obstante, se o que se deve iluminar é um programa atípico, como por exemplo uma entrevista à um personagem importante, um esquema de iluminação permite que a produção se realize de maneira menos arbitrária e que o pessoal de iluminação poupe tempo e energia.Aliás, o esquema poderá ser utilizado para acontecimentos futuros semelhantes.
Uma forma fácil de elaborar um esquema de iluminação é colocar uma folha transparente sobre a cópia do plano da área e desenhar sobre esta as luzes. É necessário empregar símbolos distintos para identificar as luzes chave (spots) e as difusas, e flechas para indicar a direção principal de seus fachos.É recomendável trabalhar junto com o cenógrafo ou com o responsável da instalação, para que desde o princípio, a colocação do cenário diminua a necessidade de mover os instrumentos e ajude a obter a iluminação desejada.
Usa-se para cada objeto a ser iluminado, o que chamamos de iluminção de 3 pontos : Luz Chave, Luz de preenchimento e a Contra Luz - Nossa blog já tratou desse assunto.

Nenhum comentário: