Eu fico muito lisonjeado em dar continuidade ao meu projeto de criar um espaço destinado a debater e trocar informações sobre o mundo do audiovisual.
Comecei ano passado com o blog " Estudo de Tv " e hoje dou continuidade neste espaço. O principal objetivo é proliferar informações de linguagem, tecnica e produção desta midia que é uma das paixões nacionais. Porém não ficaremos preso ao rádio nem a televisão, iremos abranger o cinema e a internet também. Na verdade aqui será um ambiente hibrido de informações audio e visuais.
Para tanto irei utilizar como exemplos os produtos realizados como trabalhos de universidades/faculdades, tanto um maior destaque as : Usp ( Audiovisual ); Unicamp ( Midialogia ) ; Ufscar ( Imagem e Som ) ; Unesp ( Radio e Tv).
Então deixarei a introdução de lado e hoje como é SEXTA-FEIRA o tema debatido será ROTEIRO. Veja o cronograma dos temas:
SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA |
Iluminação | Audiência | Linguagem | Historia do Audiovisual | Roteiro |
Roteiro - INTRODUÇÃO
Aula : 1.0
Escrever um roteiro é transformar imagens, primeiramente visualizadas no pensamento de seu criador, em palavras. Segundo alguns produtores de Hollywood, o que não está no papel não está na tela.
Syd Field, famoso roteirista americano, define o roteiro como uma história contada em imagens diálogos e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática. O roteiro em si é semelhante à obra literária pelos códigos utilizados para manipular a fantasia na narração, mas ao mesmo tempo, torna-se distinto a medida que se desenvolve pois o roteirista está muito mais próximo da imagem sem si do que o escritor. O roteiro é o princípio de um processo visual.
Um bom roteiro fica evidente desde a primeira página. O estilo, a forma com que as palavras são escritas, o jeito que a história é estabelecida, o controle da situação. Quando terminar seu roteiro e enviá-lo á uma produtora ou um diretor eles não vão ler todas a páginas pra saber se é bom ou não. Se forem ler todos os projetos que chegam as suas mãos todos os dias, não teriam tempo para produzir. A maioria dos profissionais do ramo tiram suas conclusões nas primeiras 30 páginas do roteiro, assim como você gosta ou não de um filme nos primeiro 30 minutos de exibição.
Você tem 30 páginas para apresentar sua história e as primeiras 10 são cruciais. Nestas primeiras 10 páginas você tem de estabelecer 3 coisas para quem vai ler seu roteiro.
1 - Quem é seu personagem principal.
2 - Qual a premissa dramática.
3 - Qual a situação dramática em torno de sua história.
Antes de começar a escrever, leia as nossas aulas acompanhando os tópicos e fazendo os exercícios, pois após disso, você saberá o que fazer para escrever o seu roteiro de uma forma simples, organizada e nos padrões profissionais. Como diria Syd Field “Escrevê-lo ou não, será escolha sua”.
Portanto para a próxima sexta-feira recomendo que vocês realizem o download do programa chamado CELTX. Excelente para quem é iniciante no processo de roteiro.
Recomento esse video do pessoal da USP, que apresenta um roteiro que irá trabalhar com a idéia da Surpresa x Ironia Dramatica que são 2 conceitos que em breve serão discutidos e apresentados aqui para vocês. Segunda feira estamos de volta falando sobre ILUMINAÇÃO.
FILME : VISTA
UNIVERSIDADE: USP
CURSO: AUDIOVISUAL
DIRETOR: LINA LOPES
Um comentário:
Maravilhoso espaço! Espero que a partir de você todas as pessoas tenham esta iniciativa da qual me orgulho muito: passar ensinamentos as pessoas sem ter um egoísmo cultural. Deste modo apende-se mais do que imagina!
Pessoal vamos nos interagir unir e se interar, já que a palavra tema da TV hoje é Interatividade!
Desejo que este site seja um grande espaço de trocas de informações e aprendizados
TAMS
Lucas M.B.
Postar um comentário